Cades-Barnéia
CURIOSIDADE DA CULTURA JUDAICA
TRABALHO REALIZADO PR.MARCO ANTONIO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS
MINISTERI DE MADUREIRA 1 sermão:
Nome de duas cidades do
Antigo Testamento.
1º Cades-Barnéia
2º Cades no Orantes (uma capital hitita situada às margens do Rio Orantes,130 quilômetros ao
norte de Damasco). Mas, nós iremos meditar nos eventos ocorridos em
Cades-Barnéia.
1º Cades-Barnéia
Uma área de FONTES no deserto, localizada80 quilômetros ao
sul de Berseba. Às vezes é chamada simplesmente de Cades.
1º Cades-Barnéia
2º Cades no Orantes (uma capital hitita situada às margens do Rio Orantes,
1º Cades-Barnéia
Uma área de FONTES no deserto, localizada
PPDO EGITO À TERRA
PROMETIDA
Uma das fontes, "Ain Qedeis", preserva o antigo nome.
Cades-Barnéia é citada diversas vezes em relato a cerca dos
Patriarcas. Em Gênesis quatorze a ação militar de grande envergadura em que Lot , sobrinho de
Abraão foi capturado. A intenção é nos fornecer um relato preciso sobre a
guerra entre os reinos, na qual Abraão foi envolvido.
Os reis vindos do Oriente e do norte, invadem a Transjordânia
pela estrada que vai de Damasco até o sul, sobre as margens do Golfo de Akaba,
e, finalmente, até Cades-Barnéia; conquistando, à sua passagem, e os principais
estabelecimentos cananeus.
Após a partida do Egito, os hebreus seguirão o mesmo itinerário
em sentido inverso, saindo de Cades-Barnéia; guerreando contra os mesmos povos,
atravessando as regiões antes ocupadas por ele, Abraão.
É notável observar como os hebreus marchavam e progrediam na
mesma proporção, conservando sempre igualdade do que Abraão fez, e os povos de
que fala o capítulo quatorze de Gênesis não mais existiam no período de Moisés.
Mas, sobre os "hebreus" estavam fixos os olhos de
Adonai. "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir;
guiar-te-ei com os meus olhos." (Sl 32:8)
Ainda no capítulo quatorze de Gênesis podemos observar o claro
objetivo de Abraão. Expulsando os reis do norte, torna-se o vencedor dos
vencedores, ele se apropria de suas conquistas. Após haver tomado posse
"Espiritual" da terra de Canaã, nela implantando os altares de
"Adonai", ele confirma seu
direito pela força da Espada.
Abraão prova sua capacidade de realizar a promessa que lhe foi
feita. Sua descendência terá direito a terra de Canaã por promessa divina, por
apropriação "espiritual" e por conquista militar.
* A vitória de Abraão é total; num espírito de
"Paz"ele havia repartido o país e deixado seu sobrinho Lot com suas
terras. Mas, ele foi preso em
cativeiro. Daí a intervenção militar de Abraão salvando Lot,
mas este, salvo por ele, torna-se seu vassalo. A partilha termina. Abraão tomou
militarmente posse da terra da promessa, de Dã a Eilat, para ele e para a sua
descendência. A promessa de Adonai realizou-se.
1º Cades-Barnéia (Gn 16:14) Região para onde Hagar fugiu com
Ismael.
2º Cades-Barnéia (Gn 20:1) Abraão estabeleceu-se ali por algum
tempo.
3º Cades-Barnéia aparece com destaque no período de peregrinação
no deserto da história de Israel. Foi o local de uma prolongada parada no
deserto; "Os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o
ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos
homens de guerra se consumiu do meio do acampamento, como o Senhor lhes
jurara." (Dt 2:14)
A partir desta longa parada em Cades-Barnéia, que o Espírito
Santo nos leva a entender que ali, foram gerados os filhos de Cades e foram
mortos os filhos de Barnéia. Quem são os filhos de Cades? Quem são os filhos de
Barnéia?
Filhos de Cades.
Cades significa "santo, consagrado"
(qadesh) "Cades"
O sentido que a palavra "Cades” tem, como conseqüência da associação que é provocada pelo seu significado. Com a conotação do estado daquilo que pertence à esfera do que é sagrado, de acordo com o contexto que distingui-se do que é comum ou profano.
Cades significa "santo, consagrado"
(qadesh) "Cades"
O sentido que a palavra "Cades” tem, como conseqüência da associação que é provocada pelo seu significado. Com a conotação do estado daquilo que pertence à esfera do que é sagrado, de acordo com o contexto que distingui-se do que é comum ou profano.
1º A santidade em sentido mais sublime é aplicada a D-us.
A santidade na bondade, e não meramente na ausência do mal.
2º D-us é a essência absoluta da santidade, da bondade, e da
retidão, sendo "Ele" o alvo de toda a inquirição por santidade,
pureza, e bem-estar, baseados na retidão.
3º A santidade de D-us é perfeita e inspiradora. "Louvem o
teu nome grande e tremendo, pois és santo." (Sl 99:3)
4º A santidade de Adonai é exibida em seu caráter. "Já não
permanecerei no mundo por muito tempo, mas, eles estão no mundo, e eu vou para
junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que
sejam um, assim como nós." (Jo 17:11)
Com o seu caráter, seus atributos santos, Ele pretende que seus
filhos obedeçam a sua palavra, creiam e sejam santos também.
Adonai tirou o seu povo do Egito, e prometeu dar-lhes a terra de
Canaã. Fez maravilhas no meio deles, manifestou sua bondade, e exibiu sua
"SOBERANIA", sua força seu poder e domínio sobre todas as coisas
criadas tanto no céu quanto na terra. Levou-os pelo deserto do Sinai até
Cades-Barnéia, localidade com grandes FONTES a fim de dar de beber aos homens e
aos animais.
Ele pensou em tudo! Criou um ambiente favorável a fim de que os
hebreus cumprissem o seu propósito. Os Filhos de Cades são filhos consagrados,
filhos santos, obedientes às ordens de Elohîm, prontos para cumprir os seus
planos que é introduzi-los na terra de Canaã.
Mas, os obstáculos que foram surgindo, tornou-se um problema
para o seu povo.
Havia dois grandes obstáculos que os israelitas criaram e que
nós, no nosso dia a dia fazemos igual a eles, ou pior que eles.
1º Rejeição ao plano de Adonai.
"Então levantou-se a Congregação, e gritou em voz alta, e o
povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés, e
contra Arão; e toda a congregação lhes disse: antes tivéssemos morrido na terra
do Egito! Ou mesmo neste deserto!
E porque nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada, e
para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria
melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos a um para
nosso capitão, e voltemos para o Egito." (Nm 14:1-4)
Eles estavam gerando filhos de Barnéia, filhos incrédulos, mal
agradecidos, filhos que não obedecem, que não ouvem conselho, inconstantes;
tolos, fúteis.
O Obstáculo: "Incredulidade".
Incredulidade é não crer. Que dificilmente se deixa convencer.
Essa é a incredulidade
chamada proposital, que resulta em revolta.
A verdade já fora revelada. Era o plano de conduzi-los à terra
prometida.
O que acontece com a incredulidade proposital, além de gerar
Filhos de Barnéia?
Ela é uma afronta direta a Veracidade Divina, e um lugar como
Cades-Barnéia de FONTES, com abundância de águas se tornou lugar de julgamento
para os seu povo.
(mishpat) Justiça.
Mishpat é usado para designar o governo de Adonai sobre seu povo. E a sua "SOBERANIA" é a base legal da sua ação governamental, no sentido de autoridade e direito.
(mishpat) Justiça.
Mishpat é usado para designar o governo de Adonai sobre seu povo. E a sua "SOBERANIA" é a base legal da sua ação governamental, no sentido de autoridade e direito.
Hoje, nos nossos dias as pessoas estão acostumadas a encontrar
isso em constituições humanas, e na natureza do homem, declarando os (direitos
naturais), mas, de acordo com as Escrituras Sagradas, toda Autoridade é divina.
Que quer dizer isso? Se a autoridade não receber "unção divina" ela
não é autoridade, porque o Mishpat é de D-us.
"Não mostrareis parcialidade no julgamento, ouvireis tanto
o pequeno como o grande, não temereis a ninguém, pois o juízo é de D-us. Mas se
a causa for difícil para vós, fá-la-eis vir a mim, e Eu a ouvirei". (Dt
1:17)
Quando a Congregação dos filhos de Israel murmuraram, eles se
queixavam de Moisés e Arão? Sim. Pois eles eram as duas autoridades físicas
investidas de toda "unção divina" para governar e dirigir o seu povo.
Portanto, quando os incrédulos filhos de Barnéia se queixavam, estavam
murmurando contra o próprio D-us.
"Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura
contra mim? Tenho ouvido as queixas desses murmuradores filhos de Israel."
(Nm 14:27)
Para todo aquele que rejeita o plano de Adonai, numa
incredulidade proposital, que resultou numa revolta violenta só lhe resta o
"Mishpat" de D-us. O julgamento, o juízo que aconteceu em
Cades-Barnéia.
"Dize-lhes: por minha vida, diz o Senhor, que, como
falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto cairão os
vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo o
censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes. Não
entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe,
filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas os vossos filhos de que dizeis: Por
presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vós
desprezastes."
O "Mishpat" (juízo, julgamento) de Adonai estava
estabelecido.
Os filhos de Barnéia morreriam e os filhos de Cades serão
consagrados ao Senhor e conhecerão a terra.
Todo Mishpat verdadeiro tem a sua "fonte" no próprio
D-us e, por esse motivo traz consigo as exigências divinas.
Quando portanto as Escrituras falam dos Mishpat de D-us (o que
freqüentemente acontece) a palavra possui a conotação particular, não tanto de
justos estatutos, mas de justas Reivindicações de D-us. Ele é o Senhor e pode
reivindicar.
Que é reivindicar? Adonai reclama uma coisa que pertence a
"Ele", reivindica sua herança seus filhos que foram criados por
"Ele" para serem santos e irrepreensíveis.
Adonai exige um melhoramento das condições de vida do seu povo.
Ele reclama para si e quer nos assumir.
Então, podemos compreender que todo direito e autoridade que existe
é d'Ele.
"...pois o Senhor é D-us de justiça..." (Is 30:18)
Toda desobediência gerada pela incredulidade tem o seu fim, a
morte.
"Eu, o Senhor, falei, e certamente assim farei, a toda esta
má Congregação, que se levanta contra mim neste deserto se consumirão e
morrerão." (Nm 14:35)
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de
D-us é a vida eterna, em
Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:23)
Assim, nos encontramos hoje, no mesmo paralelo com Israel; as
mesmas dificuldades que os hebreus enfrentaram para entrar na terra prometida.
A Igreja de Yeshua precisa assumir de todo o coração,
(principalmente os líderes) uma vida de "Obediência e Fé" para
retornar-mos a Jerusalém; e isso significa retornar aos princípios básicos
prescritos na Bíblia Sagrada para o nosso bem-estar físico e espiritual.
O Shabat, o dia solene de descanso, que foi substituído pelo
Domingo. As festas bíblicas, que a Igreja tornou sem efeito (Páscoa, Pães
Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombetas e Tabernáculos) dando lugar, ao dia do
papai, dia da mamãe, dia do namorado, natal, etc.
As conseqüências têm sido muito graves.
Uma conseqüência grave, é que a Igreja não tem autoridade
espiritual, perdeu sua credibilidade perante o mundo secular; o santo
mistura-se com o profano. A necessidade de RETORNAR se faz necessário, e muito
urgente, para legalmente ajustar-mos a "tudo" que nos foi legitimado
pelos "patriarcas, profetas" e pelo sangue de Yeshua, pois temos
direitos legais como filhos de possuir a herança que nos foi outorgada.
Existe no nosso meio, duas grandes oposições.
1º São os filhos de Barnéia. Eu considero esta oposição a pior,
pois são eles os revoltados, gerados pela incredulidade, e se levantam fazendo
parceria com os demônios contra O Plano, O Propósito, O Projeto de Adonai. Esta
oposição mantém-se no nosso meio de maneira sutil.
Suas características são: eles são perspicaz, hábeis, e
habilidosos na arte do engano. Eles são quase imperceptíveis (pois se parecem
com os santos) andam sem fazer qualquer ruído, tipo um gato.
João escrevendo para os últimos dias os classifica muito bem:
"...aqueles que se dizem judeus e não são, mas são sinagoga de
satanás." (Ap 2:9b). São opositores ao Plano de Adonai de retorno. Eles
estão conosco, perturbando, produzindo todo tipo de afronta à autoridade maior
que é D-us.
2º Oposição são aqueles que tem muito prazer no estilo de vida
mundano e profano, são carnais e não estão preocupados em buscar se esforçar
por uma vida de "Santidade".
Esses prejudicam o corpo de Cristo? Sim. Mas, o prejuízo maior é
para eles mesmos.
Quanto aos outros, é mais grave pois enfrentam com altivez e
arrogância, orgulho, o próprio criador. A tarefa deles é atrasar o projeto,
ganhar tempo. Esses terão que ser eliminados pelo Mishpat (juízo) de D-us.
Qual é então a nossa posição diante de tantos problemas?
Nos levantar em oração e clamar-mos os "Mishpat"
(juízos e julgamentos) de Adonai na "Celebração de Pesah" (Páscoa),
pois consideramos um período apropriado para as grandes batalhas, pois é de
interesse de Elohîm nos conduzir, iniciando o ciclo (já que Pesah é celebrada
no 1º mês do ano) (Ex 12:2) com vitórias já estabelecidas, colocando um marco
que irá assinalar com firmeza territórios conquistados.
"Quem é injusto,
faça injustiça ainda; que está sujo, suje-se mais ainda; que é justo, faça
justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda." (Ap 22:11)
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