quinta-feira, 29 de setembro de 2011

cades barneia


Cades-Barnéia  CURIOSIDADE DA CULTURA JUDAICA    TRABALHO REALIZADO PR.MARCO ANTONIO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERI DE MADUREIRA  1 sermão:       
Nome de duas cidades do Antigo Testamento.

1º Cades-Barnéia
2º Cades no Orantes (uma capital hitita situada às margens do Rio Orantes, 130 quilômetros ao norte de Damasco). Mas, nós iremos meditar nos eventos ocorridos em Cades-Barnéia.

1º Cades-Barnéia
Uma área de FONTES no deserto, localizada 80 quilômetros ao sul de Berseba. Às vezes é chamada simplesmente de Cades.                                                                                                                                               
PPDO EGITO À TERRA PROMETIDA

Uma das fontes, "Ain Qedeis", preserva o antigo nome.
Cades-Barnéia é citada diversas vezes em relato a cerca dos Patriarcas. Em Gênesis quatorze a ação militar de grande envergadura em que Lot, sobrinho de Abraão foi capturado. A intenção é nos fornecer um relato preciso sobre a guerra entre os reinos, na qual Abraão foi envolvido.
Os reis vindos do Oriente e do norte, invadem a Transjordânia pela estrada que vai de Damasco até o sul, sobre as margens do Golfo de Akaba, e, finalmente, até Cades-Barnéia; conquistando, à sua passagem, e os principais estabelecimentos cananeus.
Após a partida do Egito, os hebreus seguirão o mesmo itinerário em sentido inverso, saindo de Cades-Barnéia; guerreando contra os mesmos povos, atravessando as regiões antes ocupadas por ele, Abraão.
É notável observar como os hebreus marchavam e progrediam na mesma proporção, conservando sempre igualdade do que Abraão fez, e os povos de que fala o capítulo quatorze de Gênesis não mais existiam no período de Moisés.
Mas, sobre os "hebreus" estavam fixos os olhos de Adonai. "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos." (Sl 32:8)
Ainda no capítulo quatorze de Gênesis podemos observar o claro objetivo de Abraão. Expulsando os reis do norte, torna-se o vencedor dos vencedores, ele se apropria de suas conquistas. Após haver tomado posse "Espiritual" da terra de Canaã, nela implantando os altares de "Adonai", ele confirma seu direito pela força da Espada.
Abraão prova sua capacidade de realizar a promessa que lhe foi feita. Sua descendência terá direito a terra de Canaã por promessa divina, por apropriação "espiritual" e por conquista militar.
* A vitória de Abraão é total; num espírito de "Paz"ele havia repartido o país e deixado seu sobrinho Lot com suas terras. Mas, ele foi preso em cativeiro. Daí a intervenção militar de Abraão salvando Lot, mas este, salvo por ele, torna-se seu vassalo. A partilha termina. Abraão tomou militarmente posse da terra da promessa, de Dã a Eilat, para ele e para a sua descendência. A promessa de Adonai realizou-se.
1º Cades-Barnéia (Gn 16:14) Região para onde Hagar fugiu com Ismael.
2º Cades-Barnéia (Gn 20:1) Abraão estabeleceu-se ali por algum tempo.
3º Cades-Barnéia aparece com destaque no período de peregrinação no deserto da história de Israel. Foi o local de uma prolongada parada no deserto; "Os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do acampamento, como o Senhor lhes jurara." (Dt 2:14)
A partir desta longa parada em Cades-Barnéia, que o Espírito Santo nos leva a entender que ali, foram gerados os filhos de Cades e foram mortos os filhos de Barnéia. Quem são os filhos de Cades? Quem são os filhos de Barnéia?
Filhos de Cades.
Cades significa "santo, consagrado"

(qadesh) "Cades"
O sentido que a palavra "Cades” tem, como conseqüência da associação que é provocada pelo seu significado. Com a conotação do estado daquilo que pertence à esfera do que é sagrado, de acordo com o contexto que distingui-se do que é comum ou profano.
1º A santidade em sentido mais sublime é aplicada a D-us.
A santidade na bondade, e não meramente na ausência do mal.
2º D-us é a essência absoluta da santidade, da bondade, e da retidão, sendo "Ele" o alvo de toda a inquirição por santidade, pureza, e bem-estar, baseados na retidão.
3º A santidade de D-us é perfeita e inspiradora. "Louvem o teu nome grande e tremendo, pois és santo." (Sl 99:3)
4º A santidade de Adonai é exibida em seu caráter. "Já não permanecerei no mundo por muito tempo, mas, eles estão no mundo, e eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como nós." (Jo 17:11)
Com o seu caráter, seus atributos santos, Ele pretende que seus filhos obedeçam a sua palavra, creiam e sejam santos também.
Adonai tirou o seu povo do Egito, e prometeu dar-lhes a terra de Canaã. Fez maravilhas no meio deles, manifestou sua bondade, e exibiu sua "SOBERANIA", sua força seu poder e domínio sobre todas as coisas criadas tanto no céu quanto na terra. Levou-os pelo deserto do Sinai até Cades-Barnéia, localidade com grandes FONTES a fim de dar de beber aos homens e aos animais.
Ele pensou em tudo! Criou um ambiente favorável a fim de que os hebreus cumprissem o seu propósito. Os Filhos de Cades são filhos consagrados, filhos santos, obedientes às ordens de Elohîm, prontos para cumprir os seus planos que é introduzi-los na terra de Canaã.
Mas, os obstáculos que foram surgindo, tornou-se um problema para o seu povo.
Havia dois grandes obstáculos que os israelitas criaram e que nós, no nosso dia a dia fazemos igual a eles, ou pior que eles.
1º Rejeição ao plano de Adonai.
"Então levantou-se a Congregação, e gritou em voz alta, e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés, e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: antes tivéssemos morrido na terra do Egito! Ou mesmo neste deserto!
E porque nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos a um para nosso capitão, e voltemos para o Egito." (Nm 14:1-4)
Eles estavam gerando filhos de Barnéia, filhos incrédulos, mal agradecidos, filhos que não obedecem, que não ouvem conselho, inconstantes; tolos, fúteis.
O Obstáculo: "Incredulidade".
Incredulidade é não crer. Que dificilmente se deixa convencer.
Essa é a incredulidade chamada proposital, que resulta em revolta.
A verdade já fora revelada. Era o plano de conduzi-los à terra prometida.
O que acontece com a incredulidade proposital, além de gerar Filhos de Barnéia?
Ela é uma afronta direta a Veracidade Divina, e um lugar como Cades-Barnéia de FONTES, com abundância de águas se tornou lugar de julgamento para os seu povo.


(mishpat) Justiça.
Mishpat é usado para designar o governo de Adonai sobre seu povo. E a sua "SOBERANIA" é a base legal da sua ação governamental, no sentido de autoridade e direito.
Hoje, nos nossos dias as pessoas estão acostumadas a encontrar isso em constituições humanas, e na natureza do homem, declarando os (direitos naturais), mas, de acordo com as Escrituras Sagradas, toda Autoridade é divina. Que quer dizer isso? Se a autoridade não receber "unção divina" ela não é autoridade, porque o Mishpat é de D-us.
"Não mostrareis parcialidade no julgamento, ouvireis tanto o pequeno como o grande, não temereis a ninguém, pois o juízo é de D-us. Mas se a causa for difícil para vós, fá-la-eis vir a mim, e Eu a ouvirei". (Dt 1:17)
Quando a Congregação dos filhos de Israel murmuraram, eles se queixavam de Moisés e Arão? Sim. Pois eles eram as duas autoridades físicas investidas de toda "unção divina" para governar e dirigir o seu povo. Portanto, quando os incrédulos filhos de Barnéia se queixavam, estavam murmurando contra o próprio D-us.
"Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as queixas desses murmuradores filhos de Israel." (Nm 14:27)
Para todo aquele que rejeita o plano de Adonai, numa incredulidade proposital, que resultou numa revolta violenta só lhe resta o "Mishpat" de D-us. O julgamento, o juízo que aconteceu em Cades-Barnéia.
"Dize-lhes: por minha vida, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes. Não entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas os vossos filhos de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes."
O "Mishpat" (juízo, julgamento) de Adonai estava estabelecido.
Os filhos de Barnéia morreriam e os filhos de Cades serão consagrados ao Senhor e conhecerão a terra.
Todo Mishpat verdadeiro tem a sua "fonte" no próprio D-us e, por esse motivo traz consigo as exigências divinas.
Quando portanto as Escrituras falam dos Mishpat de D-us (o que freqüentemente acontece) a palavra possui a conotação particular, não tanto de justos estatutos, mas de justas Reivindicações de D-us. Ele é o Senhor e pode reivindicar.
Que é reivindicar? Adonai reclama uma coisa que pertence a "Ele", reivindica sua herança seus filhos que foram criados por "Ele" para serem santos e irrepreensíveis.
Adonai exige um melhoramento das condições de vida do seu povo. Ele reclama para si e quer nos assumir.
Então, podemos compreender que todo direito e autoridade que existe é d'Ele.
"...pois o Senhor é D-us de justiça..." (Is 30:18)
Toda desobediência gerada pela incredulidade tem o seu fim, a morte.
"Eu, o Senhor, falei, e certamente assim farei, a toda esta má Congregação, que se levanta contra mim neste deserto se consumirão e morrerão." (Nm 14:35)
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de D-us é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:23)
Assim, nos encontramos hoje, no mesmo paralelo com Israel; as mesmas dificuldades que os hebreus enfrentaram para entrar na terra prometida.
A Igreja de Yeshua precisa assumir de todo o coração, (principalmente os líderes) uma vida de "Obediência e Fé" para retornar-mos a Jerusalém; e isso significa retornar aos princípios básicos prescritos na Bíblia Sagrada para o nosso bem-estar físico e espiritual.
O Shabat, o dia solene de descanso, que foi substituído pelo Domingo. As festas bíblicas, que a Igreja tornou sem efeito (Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombetas e Tabernáculos) dando lugar, ao dia do papai, dia da mamãe, dia do namorado, natal, etc.
As conseqüências têm sido muito graves.
Uma conseqüência grave, é que a Igreja não tem autoridade espiritual, perdeu sua credibilidade perante o mundo secular; o santo mistura-se com o profano. A necessidade de RETORNAR se faz necessário, e muito urgente, para legalmente ajustar-mos a "tudo" que nos foi legitimado pelos "patriarcas, profetas" e pelo sangue de Yeshua, pois temos direitos legais como filhos de possuir a herança que nos foi outorgada.
Existe no nosso meio, duas grandes oposições.
1º São os filhos de Barnéia. Eu considero esta oposição a pior, pois são eles os revoltados, gerados pela incredulidade, e se levantam fazendo parceria com os demônios contra O Plano, O Propósito, O Projeto de Adonai. Esta oposição mantém-se no nosso meio de maneira sutil.
Suas características são: eles são perspicaz, hábeis, e habilidosos na arte do engano. Eles são quase imperceptíveis (pois se parecem com os santos) andam sem fazer qualquer ruído, tipo um gato.
João escrevendo para os últimos dias os classifica muito bem: "...aqueles que se dizem judeus e não são, mas são sinagoga de satanás." (Ap 2:9b). São opositores ao Plano de Adonai de retorno. Eles estão conosco, perturbando, produzindo todo tipo de afronta à autoridade maior que é D-us.
2º Oposição são aqueles que tem muito prazer no estilo de vida mundano e profano, são carnais e não estão preocupados em buscar se esforçar por uma vida de "Santidade".
Esses prejudicam o corpo de Cristo? Sim. Mas, o prejuízo maior é para eles mesmos.
Quanto aos outros, é mais grave pois enfrentam com altivez e arrogância, orgulho, o próprio criador. A tarefa deles é atrasar o projeto, ganhar tempo. Esses terão que ser eliminados pelo Mishpat (juízo) de D-us.
Qual é então a nossa posição diante de tantos problemas?
Nos levantar em oração e clamar-mos os "Mishpat" (juízos e julgamentos) de Adonai na "Celebração de Pesah" (Páscoa), pois consideramos um período apropriado para as grandes batalhas, pois é de interesse de Elohîm nos conduzir, iniciando o ciclo (já que Pesah é celebrada no 1º mês do ano) (Ex 12:2) com vitórias já estabelecidas, colocando um marco que irá assinalar com firmeza territórios conquistados.
"Quem é injusto, faça injustiça ainda; que está sujo, suje-se mais ainda; que é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda." (Ap 22:11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário