quinta-feira, 29 de setembro de 2011

0 vale de acor


 lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança. Oséias 2:15
Foi num domingo de manhã, quando o sol oriental inundava de luz os montes e vales da Palestina, que nós seguimos o acidentado trecho de Jerusalém a Jericó, atravessando partes do deserto da Judéia.
Sob um céu azul, límpido e inclemente, estendiam-se diante de nossos olhos as ondulações de um panorama singular. No trajeto, passamos pela aldeia de Betânia, rica em lembranças de amor e devoção. Essa estrada nos levaria a Jericó e ao Mar Morto, depois de curvas e declives íngremes em meio a uma árida paisagem. Antes, porém, passamos próximo de uma depressão profunda, por onde corre por entre pedras calcárias um riacho de águas cristalinas, em cujas margens, de um e de outro lado, crescem capins e outros arbustos para alimentação dos animais, palmeiras frondosas e outras espécies de árvores. Esse é o Vale de Acor que, na Bíblia, é rico em simbolismos.
A justiça de Deus, bem como Seu perdão para aqueles que se arrependem de seus pecados, encontram um símbolo no Vale de Acor. A ele refere-se a Bíblia três vezes. A primeira vez, quando Acã foi punido pelo seu pecado e ali, naquele vale, ele com toda a sua família foram apedrejados a fim de que a ordem moral de Deus fosse restabelecida (Js 7:20-26). Deparamos com o Vale de Acor pela segunda vez na Bíblia, quando Isaías o apresenta como lugar de refúgio e repouso para o gado, símbolo das providências divinas e uma alegoria da paz e da fartura (Is 65:9, 10). A terceira e última alusão a esse vale encontra-se na profecia de Oséias (Os 2:14, 15), quando ele recebe de volta, para uma vida nova, a esposa infiel que o abandonara, mas que o seu amor a salvou.
O Vale de Acor nos recorda: (1) o pecado, a desobediência e o castigo daqueles que não deram ouvidos às ordens de Deus; (2) a perpétua vigilância e cuidado de Deus sobre Seus filhos; (3) a bem-aventurança para o pecador que, por mais fundo que tenha ido, sempre encontrará uma “porta de esperança” aberta para ele, quando se arrepende.
O Vale de Acor pode estar, hoje, em toda parte inclusive em muitas vidas individualmente. E pode ser que, em nossa experiência cristã, tenhamos que passar pelos três aspectos desse vale para chegar à “porta da esperança”: primeiro, pelo castigo; depois, pelo perdão e as bênçãos; para, finalmente, alcançar a redenção.
REFLEXÃO: “Lá, eu lhe darei de volta os vinhedos e transformarei o Vale da Desgraça em uma Porta de Esperança” (Os 2:15, BV).
 lhe darei, dali, as suas vinhas e o vale de Acor por porta de esperança. Oséias 2:15
  na profecia de Oséias (Os 2:14, 15), quando ele recebe de volta, para uma vida nova, a esposa infiel que o abandonara, mas que o seu amor a salvou.
O Vale de Acor nos recorda: (1) o pecado, a desobediência e o castigo daqueles que não deram ouvidos às ordens de Deus; (2) a perpétua vigilância e cuidado de Deus sobre Seus filhos; (3) a bem-aventurança para o pecador que, por mais fundo que tenha ido, sempre encontrará uma “porta de esperança” aberta para ele, quando se arrepende.
O Vale de Acor pode estar, hoje, em toda parte inclusive em muitas vidas individualmente. E pode ser que, em nossa experiência cristã, tenhamos que passar pelos três aspectos desse vale para chegar à “porta da esperança”: primeiro, pelo castigo; depois, pelo perdão e as bênçãos; para, finalmente, alcançar a redenção.
REFLEXÃO: “Lá, eu lhe darei de volta os vinhedos e transformarei o Vale da Desgraça em uma Porta de Esperança” (Os 2:15, BV).

papai noel


Papai Noel

Noel, em francês, significa Natal. Porém, esta palavra não consta na Bíblia e sua origem, conforme minha pesquisa, é incerta. Há contudo, aqueles que ligam o mito Papai Noel com a lenda de São Nicolau, Bispo de Mira, na Ásia Menor, no século IV. A Holanda o escolheu como patrono das crianças e neste dia era costume dar presentes. Este costume, então, se espalhou pela Europa. Os noruegueses criam que a deusa Hertha aparecia na lareira e trazia consigo sorte para o lar. A lenda conta que as crianças colocavam seus sapatinhos na janela e São Nicolau passava de noite colocando chocolates e caramelos dentro dos sapatos. Tudo isto foi descaracterizando o verdadeiro espírito do Natal.

NASCIMENTO DE YESHUA (JESUS)

Até o ano 300 d.C. o nascimento de Yeshua era comemorado pelos cristãos em diferentes datas. 
No ano 354 d.C. o papa Libério, sendo imperador romano Justiniano, ordenou que os cristãos celebrassem o nascimento de Yeshua no dia 25 de dezembro. Provavelmente, ele escolheu esta data porque em Roma já se comemorava neste dia o dia de Saturno, ou seja, a festa chamada Saturnália. A religião mitraica dos persas (inimiga dos cristãos) comemorava neste dia o NATALIS INVICTI SOLIS, ou seja, "O Nascimento do Sol Vitorioso".
Na tentativa de "cristianizar" cultos pagãos, o clero da era das trevas (de Constantino até a Idade Média) tentou de todas as formas conciliar o paganismo com o cristianismo. Um bom exemplo disto foi a criação dos santos católicos, substituindo as festas e padroeiros pagãos. Vênus, deusa do amor; Ceres, deusa da colheita; Netuno deus do Mar; assim como São Cristovão é o padroeiro dos viajantes; Santa Bárbara, protetora dos trovões e o famoso Santo Antônio é o padroeiro do casamento.
No Brasil ainda foi muito pior quando os santos se misturaram com os demônios e guias do candomblé, umbanda, vodu, etc. 
Paulo, na carta aos romanos (1.25) diz que mudaram a verdade de D'us em mentira.

AFINAL, QUANDO NASCEU YESHUA? (Creio eu, ser uma verdade revelada - Hb 1.1)

Lucas foi o evangelista mais minucioso. Vejamos algumas passagens:

Lucas 2.8 - diz que haviam pastores guardando seus rebanhos durante as vigílias da noite. O inverno em Israel é rigoroso e isto é pouco provável que tenha acontecido no inverno. 

Lucas 2.1 - diz que César Augusto convocou um recenseamento para o povo judeu. É pouco provável que realizariam um recenseamento no inverno, onde povo deveria percorrer a pé ou no máximo em lombo de animal, grandes distâncias durante o inverno. Além do mais, Yosef (José) não iria expor uma mulher grávida a andar a céu aberto nestas condições. 

Lucas 1.5 - diz que naquele exato momento Zacarias servia no templo como sacerdote no turno de ABIAS. Isto é, os sacerdotes se revezavam no templo em turnos, (cada turno tinha um nome; ABIAS era o 8º turno, sendo portanto, um dos 24 turnos de revezamento dos sacerdotes). 

Lucas 1.8,9 e 13 - diz que neste exato momento Zacarias recebe a anunciação do nascimento de Yohanam Ben Zechariah (João Batista - filho de Zacarias). 

Lucas 1.23 e 24 - diz que Isabel estava grávida de João Batista. 

Vejamos, portanto, quando realmente Yeshua(Jesus) nasceu. Analisando atentamente alguns versículos bíblicos, podemos concluir que Yeshua não nasceu em dezembro e sim nos prováveis meses de setembro ou quando muito outubro, meses em que os judeus comemoravam a Festa dos Tabernáculos, como diz João 1.14: "... e a Palavra se fez carne e habitou entre nós...", "habitou" no original grego é 'skenesei' que se traduz como 'TABERNACULOU'. 

Êxodo 12.1 e 2 e Deuteronômio 16.1 - mencionam que a Páscoa é a principal festa do ano e acontece no primeiro mês. 

Êxodo 23.15 - diz que Aviv é o primeiro mês do calendário religioso judeu (bíblico).

I Crônicas 24.7-10 - diz que os sacerdotes se revezavam em turnos de dois turnos/mês e que ABIAS era o oitavo turno. 

Qual é, portanto, a dedução lógica para descobrir o mês do nascimento de Yeshua (Jesus)? 

Nosso D'us, é um D'us lógico e para Ele não há coincidências. É bem provável que o primeiro turno dos sacerdotes deveria começar no primeiro mês religioso do calendário judaico, por quê? Imaginem, se os sacerdotes faziam rodízio para servir no templo, eles deveriam ter um mês de referência para que, antecipadamente, pudessem conhecer seus respectivos turnos e meses nos quais eles (os 24 sacerdotes) fariam o revezamento. E é bem lógico que eles escolheriam o mais importante dos meses judaicos, que era o primeiro mês, Aviv, no qual se comemora Páscoa. Então, se isto é lógico e aceitável, não restam dúvidas que o turno de ABIAS de Zacarias que era o oitavo da escala e coincidiu com o mês chamado TAMUZ. Ora, a Bíblia diz que poucos dias após Zacarias ter recebido a anunciação do anjo sobre o nascimento de João Batista (Yohanam Ben Zechariah), Isabel, sua mulher ficou grávida.

Lucas 1.25 e 36 - diz que estando Isabel no 6º mês de gravidez (mês de Tevet), foi ela visitada por Miriam (Maria mãe de Yeshua) que acabara de ficar grávida. Ora, se contarmos 6 meses no calendário judaico vamos concluir que Maria ficou grávida de Yeshua no mês de TEVET e, se contarmos nove meses a partir de TEVET chegaremos à conclusão que Yeshua HaMashiach (Jesus o Messias) nasceu nos meses de setembro ou no mais tardar em outubro, meses estes que coincidem sempre com o mês do calendário judaico de Tishrei (7º mês do calendário), no qual os judeus comemoram a Festa dos Tabernáculos.

O Calendário judaico é lunar e por isso há diferença entre os meses do calendário gregoriano, que é baseado no sistema solar. 

À propósito, no jornal "Estado de Minas" do dia 16 de dezembro de 1990, foi publicada uma matéria pelo Prof. Nelson Travnik, do observatório Municipal de Campinas - SP, que os computadores já calcularam com base em dados astronômicos, que a data provável do nascimento de "cristo" foi em 15 de Setembro do ano 7 E.C. 

Não tenho ferramentas ou argumentos científicos para endossar essa data e nem tão pouco informação Bíblica para contradizê-la. Mas, uma coisa eu sei, esta publicação veio exatamente confirmar essa mensagem, na qual eu já cria pela fé e por meio dos fatos bíblicos e históricos aqui mencionados.

CONCLUSÃO:

Fique, portanto, no coração de cada um esta mensagem. Ore a D'us, peça para entendê-la bem. Julgue também a palavra. Mas, tenho certeza que grande libertação virá na sua vida e com certeza você se sentirá mais livre das tradições mundanas, não sendo cúmplice e nem comungando com outros "espíritos" os quais não testemunham da verdade, que é o próprio YESHUA ! 

Seja sábio! Não saia agora por aí condenando tudo e todos. Você nasceu para ser luz onde há trevas. 

Creio, também, não ser essencialmente importante saber ou não que Yeshua nasceu em dezembro. 

No Verdadeiro Shalom do Messias, Yeshua HaMashiach. Amém.

 PR.Marco Antonio curiosidade judaicas

cades barneia


Cades-Barnéia  CURIOSIDADE DA CULTURA JUDAICA    TRABALHO REALIZADO PR.MARCO ANTONIO DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTERI DE MADUREIRA  1 sermão:       
Nome de duas cidades do Antigo Testamento.

1º Cades-Barnéia
2º Cades no Orantes (uma capital hitita situada às margens do Rio Orantes, 130 quilômetros ao norte de Damasco). Mas, nós iremos meditar nos eventos ocorridos em Cades-Barnéia.

1º Cades-Barnéia
Uma área de FONTES no deserto, localizada 80 quilômetros ao sul de Berseba. Às vezes é chamada simplesmente de Cades.                                                                                                                                               
PPDO EGITO À TERRA PROMETIDA

Uma das fontes, "Ain Qedeis", preserva o antigo nome.
Cades-Barnéia é citada diversas vezes em relato a cerca dos Patriarcas. Em Gênesis quatorze a ação militar de grande envergadura em que Lot, sobrinho de Abraão foi capturado. A intenção é nos fornecer um relato preciso sobre a guerra entre os reinos, na qual Abraão foi envolvido.
Os reis vindos do Oriente e do norte, invadem a Transjordânia pela estrada que vai de Damasco até o sul, sobre as margens do Golfo de Akaba, e, finalmente, até Cades-Barnéia; conquistando, à sua passagem, e os principais estabelecimentos cananeus.
Após a partida do Egito, os hebreus seguirão o mesmo itinerário em sentido inverso, saindo de Cades-Barnéia; guerreando contra os mesmos povos, atravessando as regiões antes ocupadas por ele, Abraão.
É notável observar como os hebreus marchavam e progrediam na mesma proporção, conservando sempre igualdade do que Abraão fez, e os povos de que fala o capítulo quatorze de Gênesis não mais existiam no período de Moisés.
Mas, sobre os "hebreus" estavam fixos os olhos de Adonai. "Instruir-te-ei, e ensinar-te-ei o caminho que deves seguir; guiar-te-ei com os meus olhos." (Sl 32:8)
Ainda no capítulo quatorze de Gênesis podemos observar o claro objetivo de Abraão. Expulsando os reis do norte, torna-se o vencedor dos vencedores, ele se apropria de suas conquistas. Após haver tomado posse "Espiritual" da terra de Canaã, nela implantando os altares de "Adonai", ele confirma seu direito pela força da Espada.
Abraão prova sua capacidade de realizar a promessa que lhe foi feita. Sua descendência terá direito a terra de Canaã por promessa divina, por apropriação "espiritual" e por conquista militar.
* A vitória de Abraão é total; num espírito de "Paz"ele havia repartido o país e deixado seu sobrinho Lot com suas terras. Mas, ele foi preso em cativeiro. Daí a intervenção militar de Abraão salvando Lot, mas este, salvo por ele, torna-se seu vassalo. A partilha termina. Abraão tomou militarmente posse da terra da promessa, de Dã a Eilat, para ele e para a sua descendência. A promessa de Adonai realizou-se.
1º Cades-Barnéia (Gn 16:14) Região para onde Hagar fugiu com Ismael.
2º Cades-Barnéia (Gn 20:1) Abraão estabeleceu-se ali por algum tempo.
3º Cades-Barnéia aparece com destaque no período de peregrinação no deserto da história de Israel. Foi o local de uma prolongada parada no deserto; "Os dias que caminhamos, desde Cades-Barnéia até que passamos o ribeiro de Zerede, foram trinta e oito anos, até que toda aquela geração dos homens de guerra se consumiu do meio do acampamento, como o Senhor lhes jurara." (Dt 2:14)
A partir desta longa parada em Cades-Barnéia, que o Espírito Santo nos leva a entender que ali, foram gerados os filhos de Cades e foram mortos os filhos de Barnéia. Quem são os filhos de Cades? Quem são os filhos de Barnéia?
Filhos de Cades.
Cades significa "santo, consagrado"

(qadesh) "Cades"
O sentido que a palavra "Cades” tem, como conseqüência da associação que é provocada pelo seu significado. Com a conotação do estado daquilo que pertence à esfera do que é sagrado, de acordo com o contexto que distingui-se do que é comum ou profano.
1º A santidade em sentido mais sublime é aplicada a D-us.
A santidade na bondade, e não meramente na ausência do mal.
2º D-us é a essência absoluta da santidade, da bondade, e da retidão, sendo "Ele" o alvo de toda a inquirição por santidade, pureza, e bem-estar, baseados na retidão.
3º A santidade de D-us é perfeita e inspiradora. "Louvem o teu nome grande e tremendo, pois és santo." (Sl 99:3)
4º A santidade de Adonai é exibida em seu caráter. "Já não permanecerei no mundo por muito tempo, mas, eles estão no mundo, e eu vou para junto de ti. Pai Santo, guarda-os em teu nome, o nome que me deste, para que sejam um, assim como nós." (Jo 17:11)
Com o seu caráter, seus atributos santos, Ele pretende que seus filhos obedeçam a sua palavra, creiam e sejam santos também.
Adonai tirou o seu povo do Egito, e prometeu dar-lhes a terra de Canaã. Fez maravilhas no meio deles, manifestou sua bondade, e exibiu sua "SOBERANIA", sua força seu poder e domínio sobre todas as coisas criadas tanto no céu quanto na terra. Levou-os pelo deserto do Sinai até Cades-Barnéia, localidade com grandes FONTES a fim de dar de beber aos homens e aos animais.
Ele pensou em tudo! Criou um ambiente favorável a fim de que os hebreus cumprissem o seu propósito. Os Filhos de Cades são filhos consagrados, filhos santos, obedientes às ordens de Elohîm, prontos para cumprir os seus planos que é introduzi-los na terra de Canaã.
Mas, os obstáculos que foram surgindo, tornou-se um problema para o seu povo.
Havia dois grandes obstáculos que os israelitas criaram e que nós, no nosso dia a dia fazemos igual a eles, ou pior que eles.
1º Rejeição ao plano de Adonai.
"Então levantou-se a Congregação, e gritou em voz alta, e o povo chorou aquela noite. Todos os filhos de Israel murmuraram contra Moisés, e contra Arão; e toda a congregação lhes disse: antes tivéssemos morrido na terra do Egito! Ou mesmo neste deserto!
E porque nos traz o Senhor a esta terra para cairmos à espada, e para que nossas mulheres e nossas crianças sejam por presa? Não nos seria melhor voltarmos para o Egito? E diziam uns aos outros: Levantemos a um para nosso capitão, e voltemos para o Egito." (Nm 14:1-4)
Eles estavam gerando filhos de Barnéia, filhos incrédulos, mal agradecidos, filhos que não obedecem, que não ouvem conselho, inconstantes; tolos, fúteis.
O Obstáculo: "Incredulidade".
Incredulidade é não crer. Que dificilmente se deixa convencer.
Essa é a incredulidade chamada proposital, que resulta em revolta.
A verdade já fora revelada. Era o plano de conduzi-los à terra prometida.
O que acontece com a incredulidade proposital, além de gerar Filhos de Barnéia?
Ela é uma afronta direta a Veracidade Divina, e um lugar como Cades-Barnéia de FONTES, com abundância de águas se tornou lugar de julgamento para os seu povo.


(mishpat) Justiça.
Mishpat é usado para designar o governo de Adonai sobre seu povo. E a sua "SOBERANIA" é a base legal da sua ação governamental, no sentido de autoridade e direito.
Hoje, nos nossos dias as pessoas estão acostumadas a encontrar isso em constituições humanas, e na natureza do homem, declarando os (direitos naturais), mas, de acordo com as Escrituras Sagradas, toda Autoridade é divina. Que quer dizer isso? Se a autoridade não receber "unção divina" ela não é autoridade, porque o Mishpat é de D-us.
"Não mostrareis parcialidade no julgamento, ouvireis tanto o pequeno como o grande, não temereis a ninguém, pois o juízo é de D-us. Mas se a causa for difícil para vós, fá-la-eis vir a mim, e Eu a ouvirei". (Dt 1:17)
Quando a Congregação dos filhos de Israel murmuraram, eles se queixavam de Moisés e Arão? Sim. Pois eles eram as duas autoridades físicas investidas de toda "unção divina" para governar e dirigir o seu povo. Portanto, quando os incrédulos filhos de Barnéia se queixavam, estavam murmurando contra o próprio D-us.
"Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim? Tenho ouvido as queixas desses murmuradores filhos de Israel." (Nm 14:27)
Para todo aquele que rejeita o plano de Adonai, numa incredulidade proposital, que resultou numa revolta violenta só lhe resta o "Mishpat" de D-us. O julgamento, o juízo que aconteceu em Cades-Barnéia.
"Dize-lhes: por minha vida, diz o Senhor, que, como falastes aos meus ouvidos, assim farei a vós outros. Neste deserto cairão os vossos cadáveres, como também todos os que de vós foram contados segundo o censo, de vinte anos para cima, os que dentre vós contra mim murmurastes. Não entrareis na terra, pela qual jurei que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Mas os vossos filhos de que dizeis: Por presa serão, farei entrar nela; e eles conhecerão a terra que vós desprezastes."
O "Mishpat" (juízo, julgamento) de Adonai estava estabelecido.
Os filhos de Barnéia morreriam e os filhos de Cades serão consagrados ao Senhor e conhecerão a terra.
Todo Mishpat verdadeiro tem a sua "fonte" no próprio D-us e, por esse motivo traz consigo as exigências divinas.
Quando portanto as Escrituras falam dos Mishpat de D-us (o que freqüentemente acontece) a palavra possui a conotação particular, não tanto de justos estatutos, mas de justas Reivindicações de D-us. Ele é o Senhor e pode reivindicar.
Que é reivindicar? Adonai reclama uma coisa que pertence a "Ele", reivindica sua herança seus filhos que foram criados por "Ele" para serem santos e irrepreensíveis.
Adonai exige um melhoramento das condições de vida do seu povo. Ele reclama para si e quer nos assumir.
Então, podemos compreender que todo direito e autoridade que existe é d'Ele.
"...pois o Senhor é D-us de justiça..." (Is 30:18)
Toda desobediência gerada pela incredulidade tem o seu fim, a morte.
"Eu, o Senhor, falei, e certamente assim farei, a toda esta má Congregação, que se levanta contra mim neste deserto se consumirão e morrerão." (Nm 14:35)
"Pois o salário do pecado é a morte, mas o Dom gratuito de D-us é a vida eterna, em Cristo Jesus nosso Senhor." (Rm 6:23)
Assim, nos encontramos hoje, no mesmo paralelo com Israel; as mesmas dificuldades que os hebreus enfrentaram para entrar na terra prometida.
A Igreja de Yeshua precisa assumir de todo o coração, (principalmente os líderes) uma vida de "Obediência e Fé" para retornar-mos a Jerusalém; e isso significa retornar aos princípios básicos prescritos na Bíblia Sagrada para o nosso bem-estar físico e espiritual.
O Shabat, o dia solene de descanso, que foi substituído pelo Domingo. As festas bíblicas, que a Igreja tornou sem efeito (Páscoa, Pães Asmos, Primícias, Pentecostes, Trombetas e Tabernáculos) dando lugar, ao dia do papai, dia da mamãe, dia do namorado, natal, etc.
As conseqüências têm sido muito graves.
Uma conseqüência grave, é que a Igreja não tem autoridade espiritual, perdeu sua credibilidade perante o mundo secular; o santo mistura-se com o profano. A necessidade de RETORNAR se faz necessário, e muito urgente, para legalmente ajustar-mos a "tudo" que nos foi legitimado pelos "patriarcas, profetas" e pelo sangue de Yeshua, pois temos direitos legais como filhos de possuir a herança que nos foi outorgada.
Existe no nosso meio, duas grandes oposições.
1º São os filhos de Barnéia. Eu considero esta oposição a pior, pois são eles os revoltados, gerados pela incredulidade, e se levantam fazendo parceria com os demônios contra O Plano, O Propósito, O Projeto de Adonai. Esta oposição mantém-se no nosso meio de maneira sutil.
Suas características são: eles são perspicaz, hábeis, e habilidosos na arte do engano. Eles são quase imperceptíveis (pois se parecem com os santos) andam sem fazer qualquer ruído, tipo um gato.
João escrevendo para os últimos dias os classifica muito bem: "...aqueles que se dizem judeus e não são, mas são sinagoga de satanás." (Ap 2:9b). São opositores ao Plano de Adonai de retorno. Eles estão conosco, perturbando, produzindo todo tipo de afronta à autoridade maior que é D-us.
2º Oposição são aqueles que tem muito prazer no estilo de vida mundano e profano, são carnais e não estão preocupados em buscar se esforçar por uma vida de "Santidade".
Esses prejudicam o corpo de Cristo? Sim. Mas, o prejuízo maior é para eles mesmos.
Quanto aos outros, é mais grave pois enfrentam com altivez e arrogância, orgulho, o próprio criador. A tarefa deles é atrasar o projeto, ganhar tempo. Esses terão que ser eliminados pelo Mishpat (juízo) de D-us.
Qual é então a nossa posição diante de tantos problemas?
Nos levantar em oração e clamar-mos os "Mishpat" (juízos e julgamentos) de Adonai na "Celebração de Pesah" (Páscoa), pois consideramos um período apropriado para as grandes batalhas, pois é de interesse de Elohîm nos conduzir, iniciando o ciclo (já que Pesah é celebrada no 1º mês do ano) (Ex 12:2) com vitórias já estabelecidas, colocando um marco que irá assinalar com firmeza territórios conquistados.
"Quem é injusto, faça injustiça ainda; que está sujo, suje-se mais ainda; que é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, santifique-se ainda." (Ap 22:11)

o bar e mitsvá





Bar & Bat Mitsvá

Entrando na Idade Adulta

Bar-mitsvá
A expressão "Bar-Mitsvá" se origina parcialmente do aramaico, a língua do Talmud. "Bar" significa literalmente "filho de", e "mitsvá" significa "mandamento". Assim, um "bar-Mitsvá" é um "filho do mandamento".

A ocasião mais importante na vida de um judeu chega quando ele atinge a idade para entrar na aliança com D'us e no compromisso de manter, estudar e praticar todos os mandamentos da Torá, aos treze anos de idade.

O sagrado livro Zôhar explica que no dia do décimo terceiro aniversário de um menino, a alma Divina é revelada com maior intensidade, e exerce uma maior influência. Neste momento os jovens tornam-se aptos a responder pelo cumprimento das mitsvot. Esta é a razão de se fazer uma comemoração especial neste dia.

Uma Seudat Mitsvá (refeição completa com pão e carne) é preparada por ocasião do Bar-Mitsvá. Durante a refeição, o rapaz pronuncia um Devar Torá (um breve, mas profundo comentário sobre algum aspecto da Torá).

Costumes
• A partir desta data o jovem deve colocar Tefilin diariamente (exceto em Shabat, Yom Tov e Chol Hamoêd) e cumprir todas as leis judaicas.

• Jovem deve ser chamado à Torá para recitar as devidas bênçãos, na primeira oportunidade.

• A partir desta data o jovem deve colocar Tefilin diariamente (exceto em Shabat, Yom Tov e Chol Hamoêd) e cumprir todas as leis judaicas. jovem deve ser chamado à Torá para recitar as devidas bênçãos, na primeira oportunidade.

• Após a cerimônia faz-se uma refeição, denominada Seudat Mitsvá, que deve conter pão e carne.

• Nesta refeição, o jovem faz um discurso baseado na Torá.

• Na conclusão da refeição, recita-se Bircat Hamazon, a Bênção de Graças.

• É costume no dia do Bar-Mitsvá o jovem e seus pais fazerem maior doação do que o habitual para caridade, para que este ato lhes traga uma bênção especial.

Bênção recitada pelo pai do jovem:

Após ser chamado à Torá pela primeira vez, quando o filho conclui a segunda bênção, o pai recita uma bênção na qual agradece a D'us pela chegada deste momento tão feliz e por isentá-lo da responsabilidade pelos atos do filho, transferindo tudo ao próprio filho, através da seguinte declaração testemunhada por todos os presentes:

Baruch shepetaráni meônesh halazê.

"Bendito é Ele que me livrou de ser punido por este menino."


Bat-mitsvá
"Bat" significa literalmente "filha de", e "mitsvá" significa "mandamento". Assim, uma "Bat-Mitsvá" representa uma "filha do mandamento".

Uma das ocasiões mais importante na vida de uma menina judia chega quando ela atinge a idade para entrar na aliança com D'us e no compromisso de manter, estudar e praticar todos os mandamentos da Torá, aos doze anos de idade.

O sagrado livro Zôhar explica que no dia do décimo segundo aniversário de uma menina, a alma Divina é revelada com maior intensidade, e exerce uma maior influência. Neste momento as jovens tornam-se aptas a responder pelo cumprimento das mitsvot.

No caso da menina é positivo, não uma obrigação, reunir suas amigas e familiares onde algumas palavras de Torá deverão ser proferidas, seguida de uma seudat mitsvá, refeição festiva.

Ao contrário da cerimônia de Bar-Mitsvá do menino, que implica na colocação dos tefilin e sua chamada pela primeira vez à Torá, esta data não requer nenhum ato religioso específico, já que o Bat-Mitsvá ocorre um ano antes do menino, pois D'us abençoou as mulheres com um grau maior de compreensão e ligação com o Criador.

Costumes
• As meninas, ao completarem doze anos, chegam à idade da maturidade, e têm a responsabilidade de assumir o cumprimento das mitsvot.

• É uma mitsvá fazer uma refeição festiva no dia do Bat-Mitsvá, de forma discreta, conforme nossos sábios explicam que a discrição é uma das maiores virtudes da mulher.

• É costume no dia do Bat-Mitsvá a jovem e seus pais aumentarem a doação que habitualmente reservam para caridade, ato que lhes traz uma bênção especial.



terça-feira, 13 de setembro de 2011


Enoque e Elias ... onde estão?

"E assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo," (Hb 9:27)
"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." (Rom 5:12)
"Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista de incorruptividade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade." (ICor 15:22,51-53)
O homem a princípio foi criado para viver eternamente. Contudo, com sua opção pelo pecado, acabou por encontrar a morte. Como somos da mesma natureza de Adão, igualmente haveremos de passar pela morte. D-us prometeu a vida Eterna ao homem na condição de obediência. Disse-lhe que certamente morreria se não se mantivesse em retidão. O inimigo, ao contrário, em função da desobediência a D-us, também fez promessa: certamente não morrerás?
O desrespeito, desprezo e afronta ao Supremo Criador fez confirmar a morte a qual todos havemos de passar. Todos os homens morrem.
Moisés e Elias foram vistos com Yeshua
“Seis dias depois, tomou Yeshua (Jesus) a Pedro e aos irmãos Tiago e João e os levou, em particular, a um alto monte. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto resplandecia como o sol, e as suas vestes tornaram-se brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com ele.”  Mt 17:1-3
Aqui temos simplesmente uma visão do futuro reino de Cristo.
Observe o que disse Yeshua:
“E, descendo eles do monte, ordenou-lhes Yeshua: A ninguém conteis a visão, até que o Filho do Homem ressuscite dentro os mortos.” Mt 17:9
“ Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras. Em verdade vos digo que alguns há dos que aqui se encontram, que de maneira nenhuma passarão pela morte até que vejam o Filho do Homem no seu reino.” Mt 16:27,28
Neste texto, como em apocalipse, temos muitas visões, mas seus personagens são futuros. Como exemplo, temos os participantes do reino, que ainda não ressuscitaram.
Observe que este verso diz que quando Jesus vier na Sua glória, então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Quando a Bíblia diz que não provariam a morte até que enxergaram o filho do homem vindo na glória, explica a razão de terem diante deles a visão relatado no próximo capítulo de Mateus que prefigura uma situação no futuro reino, quando haverão de ressurgir tanto Elias, quanto Moisés.
Moisés está morto e ainda não ressuscitou
Assim, morreu ali Moisés, servo do ETERNO, na terra de Moabe, segundo a palavra do ETERNO. Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor e ninguém sabe, até hoje, o lugar da sua sepultura. Tinha Moisés a idade de cento e vinte anos quando morreu; “
Enoque, herói da fé!
“Pela fé, Abel ofereceu a D-us mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de D-us quanto às suas ofertas. Por meio dela, também Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque D-us o trasladara. Pois antes da sua trasladação, obteve testemunho de  haver agradado a D-us.

Pela fé Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a D-us, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé.
Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber por herança; e partiu sem saber aonde ia.”  Hb 11:4,5,7,8
Enoque... também morreu !
Enoque viveu sessenta e cinco anos e gerou Metusalém. Andou Enoque com D-us; e, depois que gerou a Metusalém, viveu trezentos anos e teve filhos e filhas. Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. Andou Enoque com D-us e já não era, porque D-us o tomou para si.” Gen 5:21-24
Abel, Enoque, Noé, Abrão, Sara, Isaque, Jacó, José, Moisés, Raabe, Gideão, Baraque, Sansão, Jefté, Davi, Samuel e os santos profetas,
Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra.” Hb 11:13
Todos esperam ressurreição
Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver D-us provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós não fossem aperfeiçoados.” (Hb 11:39,40)
Veja que nossos irmãos na fé não alcançaram as promessas, e serão aperfeiçoados juntamente conosco, quando passarmos pela ressurreição!

Yeshua é o primeiro dentre os mortos !
“.. isto é, que o Machiach devia padecer e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos, anunciaria a luz ao povo e aos gentios.” (At 26:23)
O que você entende quando a Bíblia diz que Yeshua é o primeiro dentre os mortos? Não houveram ressurreições antes Dele?
Sim, mas Ele ressuscitou para a vida eterna, o que não ocorreu com os demais.
E Yeshua trará o galardão
“Porque, assim como, em Adão, todos morrem, assim também todos serão vivificados em Cristo. Cada um, porém, por sua própria ordem: Cristo, as primícias; depois os que são de Cristo, na sua vinda.” ( ICor 15: 22,23)
Então como dizer que Cristo fez-se primícia dentre os mortos se admitíssemos que outros já ressuscitaram para a eternidade antes de Yeshua? Impossível !!
Por isso a Bíblia diz-nos que quando Ele vier dará o galardão aos seus servos, aos que o temem.
Na verdade, as nações se enfureceram; chegou, porém, a tua ira, e o tempo determinado para se dar o galardão aos teus servos, os profetas, aos santos e aos que temem o teu nome, tanto os pequenos como aos grandes, e para destruíres os que destroem a terra.” ( Ap 11:18)
E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras” Ap 22:12
“... mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento. Pois não podem mais morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de D-us, sendo filhos da ressurreição” Lucas 20:35,36
Alcançamos a vida eterna por meio de Cristo e este acontecimento se dará na sua vinda e não antes dela, como supõe-se para Moisés e Enoque.
Estudando o gráfico, o leitor facilmente poderá verificar que anos depois de seu arrebatamento o profeta Elias envia um carta advertindo o rei Jeorão, o que comprova que ainda estava vivo e na terra é óbvio.
Então, lhe veio um escrito da parte de Elias, o profeta, que dizia: Assim diz o SENHOR, D-us de Davi, teu pai: Visto que na andaste nos caminhos de Josafá, teu pai, e nos caminhos de Asa, rei de Judá, mas andaste nos caminhos dos reis de Israel, e fizeste corromper a Judá e aos moradores de Jerusalém, segundo a corrupção da casa de Acabe, e também mataste teus irmãos, da casa de teu pai, melhores do que tu, eis que o Eterno ferirá com um grande flagelo ao teu povo, e aos teus filhos, e às tuas mulheres, e a todas as tuas fazendas. Tu também terás uma grande enfermidade por meio de um mal nas tuas entranhas, até que te saiam as tuas entranhas, por causa da enfermidade, dia após dia. Despertou, pois o Eterno contra Jeorão o espírito dos filisteus e dos arábios, que estão da banda dos etíopes. Este subiram a Judá, e deram sobre ela, e levaram toda a fazenda que se achou na casa do rei, como também a seus filhos e a suas mulheres; de modo que lhe não deixaram filho, senão a Jeoacaz, o mais moço de seus filhos. E, depois de tudo isso, o Eterno o feriu nas suas entranhas com uma enfermidade incurável. E sucedeu que, depois de muitos dias, e chegado o fim de dois anos, saíram-lhe as entradas com a doença, e morreu de más enfermidades; e o seu povo lhe não queimou aromas, como queimara a seus pais. Era da idade de trinta e dois anos quando começou a reinar, e reinou em Jerusalém oito anos, e foi-se sem deixar de si saudades; e o  sepultaram na Cidade de Davi, porém, não nos sepulcros dos reis.”  2Cr 21:12-20
Jeorão reinou 8 anos em Jerusalém, conforme observa-se em 2Cr 21:5 e 2Reis 8:17,18
Os reinos dos dois Jeorões terminaram juntos, conforme observa-se em 2Reis 8:25
Na época em que chegou a carta, o profeta já era Eliseu, conforme observa-se em 2Reis 2:1; 3:9-11

Bênçãos: Como obtê-las?



1. O que buscar primeiro? Mateus 6:33  Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.
Provérbios 10:4  O que trabalha com mão enganosa empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece.
Provérbios 10:22  A bênção do SENHOR é que enriquece, e ele não acrescenta dores.
Levítico 25:21  Então, eu vos darei a minha bênção no sexto ano, para que dê fruto por três anos.

2. Como obter as bênçãos: Deuteronômio 11:26  Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
Deuteronômio 11:27  a bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno;
Ofertar segundo a bênção, depois desta: Deuteronômio 16:17  cada um oferecerá na proporção em que possa dar, segundo a bênção que o SENHOR, seu Deus, lhe houver concedido.
Deuteronômio 16:10  E celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado.
Gênesis 49:25  pelo Deus de teu pai, o qual te ajudará, e pelo Todo-Poderoso, o qual te abençoará com bênçãos dos altos céus, com bênçãos das profundezas, com bênçãos dos seios e da madre.
Gênesis 49:26  As bênçãos de teu pai excederão as bênçãos de meus pais até ao cimo dos montes eternos; estejam elas sobre a cabeça de José e sobre o alto da cabeça do que foi distinguido entre seus irmãos.
Deuteronômio 28:2  Se ouvires a voz do SENHOR, teu Deus, virão sobre ti e te alcançarão todas estas bênçãos:
Salmos 115:14  O SENHOR vos aumente bênçãos mais e mais, sobre vós e sobre vossos filhos.
Provérbios 10:6  Sobre a cabeça do justo há bênçãos, mas na boca dos perversos mora a violência.
Provérbios 24:24, 25 O que disser ao perverso: Tu és justo; pelo povo será maldito e detestado pelas nações. 25  Mas os que o repreenderem se acharão bem, e sobre eles virão grandes bênçãos.
Provérbios 28:20  O homem fiel será cumulado de bênçãos, mas o que se apressa a enriquecer não passará sem castigo.
Ezequiel 34:26  Delas e dos lugares ao redor do meu outeiro, eu farei bênção; farei descer a chuva a seu tempo, serão chuvas de bênçãos.
Malaquias 2:2  Se o não ouvirdes e se não propuserdes no vosso coração dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei sobre vós a maldição e amaldiçoarei as vossas bênçãos; já as tenho amaldiçoado, porque vós não propondes isso no coração.

3. Salomão pediu sabedoria e recebeu também riquezas

1 Reis 4:29  Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.
1 Reis 3:8-13  Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, tão numeroso, que se não pode contar.
9  Dá, pois, ao teu servo coração compreensivo para julgar a teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; pois quem poderia julgar a este grande povo?
10  Estas palavras agradaram ao Senhor, por haver Salomão pedido tal coisa.
11  Disse-lhe Deus: Já que pediste esta coisa e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo;
eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá. 13 Também até o que me não pediste eu te dou, tanto riquezas como glória; que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias.
1 Reis 10:23  Assim, o rei Salomão excedeu a todos os reis do mundo, tanto em riqueza como em sabedoria.
1 Reis 4:29 ¶ Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar.
1 Reis 4:30  Era a sabedoria de Salomão maior do que a de todos os do Oriente e do que toda a sabedoria dos egípcios.
1 Reis 4:31  Era mais sábio do que todos os homens, mais sábio do que Etã, ezraíta, e do que Hemã, Calcol e Darda, filhos de Maol; e correu a sua fama por todas as nações em redor.
1 Reis 4:32  Compôs três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.

4. O mago Simão queria o dom por dinheiro

Atos 8: 9  Ora, havia certo homem, chamado Simão, que ali praticava a mágica, iludindo o povo de Samaria, insinuando ser ele grande vulto;
ao qual todos davam ouvidos, do menor ao maior, dizendo: Este homem é o poder de Deus, chamado o Grande Poder.
11  Aderiam a ele porque havia muito os iludira com mágicas.
12  Quando, porém, deram crédito a Filipe, que os evangelizava a respeito do reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, iam sendo batizados, assim homens como mulheres.
13  O próprio Simão abraçou a fé; e, tendo sido batizado, acompanhava a Filipe de perto, observando extasiado os sinais e grandes milagres praticados.
14 ¶ Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;
15  os quais, descendo para lá, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo;
16  porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus.
17  Então, lhes impunham as mãos, e recebiam estes o Espírito Santo.
18  Vendo, porém, Simão que, pelo fato de imporem os apóstolos as mãos, era concedido o Espírito Santo, ofereceu-lhes dinheiro,
19  propondo: Concedei-me também a mim este poder, para que aquele sobre quem eu impuser as mãos receba o Espírito Santo.
20  Pedro, porém, lhe respondeu: O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois julgaste adquirir, por meio dele, o dom de Deus.
21      Não tens parte nem sorte neste ministério, porque o teu coração não é reto diante de Deus.

5. Chantagem com dinheiro traz maldição e morte

At 8: 22  Arrepende-te, pois, da tua maldade e roga ao Senhor; talvez te seja perdoado o intento do coração;
23  pois vejo que estás em fel de amargura e laço de iniqüidade.
24      Respondendo, porém, Simão lhes pediu: Rogai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes sobrevenha a mim.

6. Não é verdade que D-us quer curar sempre e sem o uso da medicina

1 Samuel 30:12  Deram-lhe também um pedaço de pasta de figos secos e dois cachos de passas, e comeu; recobrou, então, o alento, pois havia três dias e três noites que não comia pão, nem bebia água.
2 Reis 20:7  Disse mais Isaías: Tomai uma pasta de figos; tomaram-na e a puseram sobre a úlcera; e ele recuperou a saúde.
Isaías 38:21  Ora, Isaías dissera: Tome-se uma pasta de figos e ponha-se como emplasto sobre a úlcera; e ele recuperará a saúde.
2 Coríntios 12:7-9  E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.
8  Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.
9 Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
1 Timóteo 5:23  Não continues a beber somente água; usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.

30  Jesus prosseguiu, dizendo: Certo homem descia de Jerusalém para Jericó e veio a cair em mãos de salteadores, os quais, depois de tudo lhe roubarem e lhe causarem muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o semimorto.
31  Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo.
32  Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.
33  Certo samaritano, que seguia o seu caminho, passou-lhe perto e, vendo-o, compadeceu-se dele.
34      E, chegando-se, pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes óleo e vinho; e, colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele.

7. Não é verdade que D-us não quer que existam os pobres:

Deuteronômio 15:11  Pois nunca deixará de haver pobres na terra; por isso, eu te ordeno: livremente, abrirás a mão para o teu irmão, para o necessitado, para o pobre na tua terra.
Provérbios 22:2 ¶ O rico e o pobre se encontram; a um e a outro faz o SENHOR.
Mateus 26:11  Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes;
Atos 11:29  Os discípulos, cada um conforme as suas posses, resolveram enviar socorro aos irmãos que moravam na Judéia;
Atos 11:30  o que eles, com efeito, fizeram, enviando-o aos presbíteros por intermédio de Barnabé e de Saulo.
2 Coríntios 8:3  Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários,
Marcos 14:7  Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes.
João 12:8  porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.
2 Reis 25:12  Porém dos mais pobres da terra deixou o chefe da guarda ficar alguns para vinheiros e para lavradores.
Provérbios 29:14  O rei que julga os pobres com eqüidade firmará o seu trono para sempre.
1 João 3:17  Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus?


8. Não divulgar  ou fazer propaganda dos sinais

Mateus 8:4  Disse-lhe, então, Jesus: Olha, não o digas a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e fazer a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho ao povo.
Marcos 1:44  e lhe disse: Olha, não digas nada a ninguém; mas vai, mostra-te ao sacerdote e oferece pela tua purificação o que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.
Marcos 8:30  Advertiu-os Jesus de que a ninguém dissessem tal coisa a seu respeito.
Lucas 5:14  Ordenou-lhe Jesus que a ninguém o dissesse, mas vai, disse, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o sacrifício que Moisés determinou, para servir de testemunho ao povo.
Lucas 8:56  Seus pais ficaram maravilhados, mas ele lhes advertiu que a ninguém contassem o que havia acontecido.
Lucas 9:21  Ele, porém, advertindo-os, mandou que a ninguém declarassem tal coisa,
Mateus 9:28-30 Tendo ele entrado em casa, aproximaram-se os cegos, e Jesus lhes perguntou: Credes que eu posso fazer isso? Responderam-lhe: Sim, Senhor! 29  Então, lhes tocou os olhos, dizendo: Faça-se-vos conforme a vossa fé.
E abriram-se-lhes os olhos. Jesus, porém, os advertiu severamente, dizendo: Acautelai-vos de que ninguém o saiba.
Marcos 5:42, 43  Imediatamente, a menina se levantou e pôs-se a andar; pois tinha doze anos. Então, ficaram todos sobremaneira admirados. Mas Jesus ordenou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e mandou que dessem de comer à menina.

8. Quanto doar?

Marcos 12:41 ¶ Assentado diante do gazofilácio, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.
Marcos 12:42  Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante.
Marcos 12:43  E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou no gazofilácio mais do que o fizeram todos os ofertantes.
Marcos 12:44  Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

9. Como obter as bênçãos

1.        Bênção pela obediência:
A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno; Deuteronômio 11:27
2.        Bênção pela santificação do Shabat: Is 56:6, 7  Aos estrangeiros que se chegam ao SENHOR, para o servirem e para amarem o nome do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e abraçam a minha aliança, 7  também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para todos os povos.
Is 58:13 ¶ Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs, 14  então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.
Deuteronômio 32:13  Ele o fez cavalgar sobre os altos da terra, comer as messes do campo, chupar mel da rocha e azeite da dura pederneira,
3.        Bênção pela fidelidade nos dízimos e ofertas:
 Malaquias 3:10  Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida.
Obs.: Não adianta dar o dízimo em qualquer lugar e depois cobrar ao Eterno!